03/11/2014

Dez Livros

Salve galerinha linda!!! Depois de séculos de abandono total, voltei ao meu querido e amado blog, Tirei a poeira e vou fazer algumas mudanças como banner e etc.... e nesse meio tempo, resolvi  fazer esse post especial sobre os dez livros que balançaram minhas estruturas e mudaram meu modo de pensar e olhar o mundo, (deu dó deixar um monte de fora) livros têm esse poder né? Eu sei que você leitor, acredita nisso fortemente, assim como eu. Os livros podem mudar o mundo e a leitura pode enobrecer a alma. Portanto, espero que gostem desse post e sintam-se a vontade para comentar e deixar ali em baixo quais são os seus livros preferidos, aqueles especiais que conseguiram se tornar seus verdadeiros aliados e amigos ^.^ 



1 - A Sombra do Vento (Carlos Ruiz Zafón) 
Esse é de longe o livro que mais mexeu e mexe comigo. Toda forma de sentimento foi derramada sobre mim enquanto eu o lia. Incrível como eu conseguia amar e odiar ao mesmo tempo, sentir a dor e os prazeres de Daniel Sempere. Apaixonei-me também pelo melhor personagem já criado e moldado - Fermín Romero de Torres, como eu aprendi e amadureci nessa leitura, não tenho muito o que falar dele, até porque se eu começar, esse post não terá fim... Esse é  e sempre será o livro da minha vida. 
Ponto Alto; Cemitério dos Livros Esquecidos.


2 - O Pequeno Príncipe (Antoine Saint Exúpery) 
Um livro que possui a frase " Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas" no mínimo tinha que ter me cativado por completo. Leitura de apenas um dia que a gente leva para o resto da vida. Eu chorei com esse Príncipe tào pequeno mas tão cheio de sabedoria, com tanto a ensinar... Acreditem, não é livro de criança. 
Ponto Alto; As Estrelas *o* 


3 - Coração de Pedra (Charlie Fletcher)
Esse foi o livro mais eletrizante que eu já li. Com diálogos rápidos e escrita "diferente" eu adorei passear pelas ruas de Londres enquanto corria o risco de presenciar George ser capturado por estigmas e cuspidos. O livro é o máximo, logo no início conta com um mapa de Londres (Londres *o*) onde podemos nos localizar nas passagens do livro. E para quem gosta de aventura e adrenalina, esse livro é um prato cheio. Esperando as continuações no Brasil. 
Ponto Alto; Edie Laemmel.


4 - Um Gato de Rua Chamado Bob (James Bowen) 
Esse não poderia ter ficado de fora da lista, esse livro conseguiu fazer que meu carinho e respeito pelos gatos aumentasse de mil por cento para um milhão, consegui ser amiga de James e Bob, num piscar de olhos. E essa leitura maravilhosa só me  mostrou que o amor  pelos animais podem fazer milagres. sim, Bob fez um milagre, e James sabe bem do que estou falando ;)
Ponto Alto; A Fuga. 


5 - As Crônicas de Nárnia (C.S.Lewis)  
Como não falar de As Crônicas? Esse livro deveria sim ser lido por todos, deveria ser lido, relido e lido mais uma vez... Ler Narnia é como adentrar em um portal e se deparar com um mundo de descobertas, é tudo muito lindo, meu preferido é O Sobrinho do Mago, o momento mais sublime é quando Aslam está criando Nárnia. Meu, aquilo é sobrenatural demais, meus olhos estão marejados aqui ao recordar a cena, a música, o gramado surgindo sob o caminhar do Grande Leão... se você ainda não leu, leia, esse livro é uma dádiva que Lewis nos deixou. 
Ponto Alto; Por Nárnia e por Aslam 


6 -
Coraline e o Mundo Secreto  (Neil Gaiman) ((( filme de criança que ao mesmo tempo é de terror)))) SIM SINHÔ
Medo. Sim, eu senti medo ao ler esse livro que contém um misto de suspense e terror na dose exata para tirar o sossego de quem o lê a noite (por isso li de dia) huahahahaha. Super sério gente, quem assistiu só o filme nem vai entender muito bem mas vão por mim, a obscuridade e essência do livro conseguem tornar essa trama infanto juvenil em algo muito mais profundo e levemente assustador. Eu amei. 
Ponto Alto; o Gato. 

7 -
Assassinato na casa do Pastor 
Eu amo livros e histórias de suspense, final surpreendente e quem conhece Agatha Christie sabe do que eu estou falando, Ela sabia desenrolar uma trama com desenvoltura e maestria, a mulher era um monstro - no melhor sentido da palavra. Não tem como não se surpreender. Eu já li inúmeros livros dela mas escolhi esse em especial pois foi o que mais me confundiu huahhahah, eu pensava ser uma coisa, daí era outra e depois conclluí que eu estava certa no início mas ela me confundiu e... hã? COMASSIMMMM???!!! Fiquei desse jeito, então, pra mim, esse foi o "melhor" da Mestra do Crime  Ponto Alto; minha cara de besta no desfecho.  


8 - O Jogo do Anjo (Carlos Ruiz Zafón) 
Sim, mais uma vez Zafón eu sei (me segurei para não colocar todos, senão o post seria todos os livros do Zafón que mudaram minha vida), hahahah, enfim, esse não poderia ficar de fora até porque, é uma "continuação" de A sombra do Vento, e para quem leu A Sombra, o final do O Jogo é algo pra lá de impressionante. Eu fiquei chocada com a ligação tênue entre os dois livros. A forma com que Zafón uniu as história é de uma delicadeza e presteza fora do comum. O mais incrível de tudo é que eles podem ser lidos em qualquer ordem, isso mesmo, se você ler O Jogo antes de A Sombra, irá se surpreender, e se vc ler A Sombra antes de O Jogo, irá se surpreender de outro jeito. sim, Carlos Ruiz Zafón é de longe, um gênio e tem o dom de explodir cabeças. Até hoje, mesmo depois de te-lo lido duas vezes, me pergunto muita coisa, mas muita coisa mesmo... um dia espero tirar algumas dúvidas pessoalmente hahahahah.  
Ponto Alto; O broche na lapela.  


9 - Harry Potter E o Enigma do Príncipe  (J.K.Howling)
Impossível ler os sete livros da saga Harry Potter e não ter um favorito, um que se destaque mais, ou que choque mais. Eu fiquei entre O Cálice de fogo e O Enigma do Príncipe mas parando para recordar, lembro-me do choque que me causou o final de O Enigma do Príncipe. Só de olhar para aquela capa verde, todo o passado me vem, as tardes de verão que me entreguei completamente a leitura sem intervalos, era somente o livro e eu. Nada de Facebook ou Whatsapp (que na época nem existia). Lembro da agonia que senti na parte da caverna, com todo aquele pavor da cena da [água - Dumbledore - Harry]. Toda a profundidade e o aspecto frio e obscuro me tomaram por completo. Era como se eu estivesse ali com eles, vendo tudo as escondidas, eu devorei esse livro em 3 dias... saudades desse tempo em que eu me dedicava muito mais a leitura, ahhh o tempo, como ele faz falta... 
Ponto Alto; "MATE-ME" 


10 - O Hobbit (Tolkien)
Esse foi o livro que mais li hahahaha, já o li 4 vezes e quero ler mais. Lembro que eu ficava olhando para essa capa, observando as Águias, a floresta  e viajando na ilustra huahahahhahah, deitava no gramado e só saía de lá quando o sol desaparecia atras das montanhas. Que delícia de leitura, era só fechar os olhos por alguns segundos e eu era parte daquilo, estava junto deles, estava junto de Bilbo Bolseiro em sua maior aventura. Posso dizer também que esse é o livro da minha vida. 
Ponto Alto; Smaug.
-
Adriana Amaral - Escritora/Desenhista.

Obrigada pessoal \o/


10 comentários:

  1. É tanto livro foda que eu to completamente maluco.

    ResponderExcluir
  2. interessante, seus "FAVORITOS", sou muito apegado ao livro quando estou lendo ele, mas o que mais me impressionou foi que os únicos livros que reconheço são narnia, hp e hobbit...
    Tenho que ler mais livros...
    Não melhor não...

    ^^

    ResponderExcluir
  3. Li 06/10 e coincidentemente são meus favoritos também!
    Você tem bom gosto, maninha! haahahah

    ResponderExcluir
  4. Vc é a pessoa mais maravilhosa q ja tive a honra d conhecer.. obr por dividir comigo.. seu mundo fantástico <3

    ResponderExcluir
  5. Adorei! Alguns amo (O Hobbit e Coraline), outros gosto (Nárnia), outros nunca tinha ouvido falar. Parabéns! <3

    ResponderExcluir
  6. Que saudade de ler um texto seu, querida Drii! ^_^

    Bom, da lista, um que me identifico bastante é "O hobbit". O acho mais agradável e divertido de se ler que seu irmão mais novo. Nárnia sempre quis ler, mas infelizmente nunca tive oportunidade nem mesmo de ver os filmes. É algo que pretendo retratar logo que o tempo me permitir.

    Outros que figurariam em uma lista escrita por mim são "A essência do mal" de Sebastian Falks (escrevendo como Ian Flemming), "Os miseráveis" de Victor Hugo e "O Conde de Monte Cristo" de Alexandre Dumas. Todos inesquecíveis para mim =)

    Enfim, é isso. Espero poder ler algo seu novamente em breve, querida Drii! ^_^

    Beijão pra você! ;***

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, Drih!
    Eu adorei a sua lista!! Você me trouxe clássicos e alguns novos que me deu muita vontade de ler! Por favor! Não pare... Ler vc é divertido.. Vc escreve com a alma!!
    Sugestões, se é que você me permite: Conan Doyle (Sherlock Holmes), Machado de Assis (Memórias Póstumas de Brás Cubas, O Alienista e Dom Casmurro), Érico Verissimo (Olhai os Lírios do Campo), Eça de Queiroz (As cidades e as Serras), e qualquer coisa de Dickens e Balzac. São leituras diferentes, a maioria do século XIX, mas você vai pirar.

    ResponderExcluir
  8. Se você gostou do Pequeno Príncipe, devia procurar os outros livros do Saint-Exupéry. São todos bem diferentes, do Pequeno Príncipe, mas são lindos. Ele era um homem muito sensível. Preciso ler A Sombra do Vento...

    ResponderExcluir
  9. Demorei mas apareci porque não podia deixar de apreciar sua "volta a escrita", hushausahus. Enfim, admito que não li todos os livros que você listou, mas fiquei morta de vontade de ler e reler todos! Lewis, Agatha, Tolkien, mundos que eu amo visitar. Linda lista Dri. Parabéns! *-*

    ResponderExcluir