15/08/2010

A Magia Felina

Gatos; ou você ama ou odeia
Gatos; há quem os veja como vilões, animais frios e calculistas. Que só aproximam do dono por causa da casa e não tem nenhum vínculo com o ser humano.
Do contrário dessas opiniões sem fundamento. Gatos são animais incríveis, com personalidades diferentes um do outro, por mais que sejam definidos perfis para cada raça existente. talvez seja esse fato de um gato não ser igual ao outro, que nos deixe tão fascinados por eles.
Quando os filhotes têm 2 dias de idade, começam a ronronar espontaneamente enquanto amam. Essas vibrações os ajudam os filhotes a se orientar, e servem para que a mãe saiba que o fluxo lácteo está correto e que está tudo bem... seria como o sorriso de um bebê. A medida que os filhotes crescem são chamados para comer com um ronronado forte e poderoso. Todos estes ronronados “comunitários” servem para criar e manter uma relação familiar estreita, especialmente importante nas primeiras semanas de vida, nas quais a necessidade de proteção por parte da mãe é absoluta. 
Cada gato possui uma forma peculiar de ronronar, e ela varia amplamente de um para outro, tanto na intensidade como na situação que o induz. Alguns gatos, geralmente, ronronam de forma viva e entusiasmada; outros, por sua vez, só sussurram quietos e com discrição; há os que ostentam seus ronronados irregulares, ainda que não menos encantadores, ou bem cheios de gorjeios, sussurros, silvos e arquejos; finalmente estão aqueles que são tão discretos que o seu ronronado só pode ser detectado acariciando para sentir em sua garganta, mais do que escutando, as suas vibrações aveludadas.
Gatos possuem personalidade, sensualidade, inteligência e domínio sobre como deve seguir segundo as suas próprias vontades.
Até hoje (infelizmente ¬¬) as pessoas tem muito preconceito com os felinos, não só pelo mito ligado à Magia Negra, mas também por estar ligado à doenças, como a toxoplasmose. Poucos sabem, ou se recusam a acreditar que a toxoplasmose está presente nos cães, nas aves e outros animais, não exclusivamente nos gatos. 
FAMA FELINA 
gatos famosos
Alguns gatos famosos 
Os segredos dos felinos
Os gatos têm pensamentos secretos, uma consciência dividida. Nenhum outro animal é capaz de ambivalência, essas ambíguas correntes contraditórias de sentimentos, como quando um gato ronronante enterra ao mesmo tempo os dentes como advertência, no braço de alguém. O drama interior de um gato ocioso é telegrafado pelas orelhas, que giram para um farfalhar distante enquanto ele repousa os olhos com falsa adoração nos nossos, e depois, pela cauda, que bate ameaçadora mesmo quando ele cochila. Às vezes, o gato finge não ter qualquer relação com a própria cauda, à qual ataca esquizofrenicamente. A cauda a contorcer-se e a bater é o barômetro ctônico do mundo apolíneo do gato. é a serpente no jardim, trombando e triturando com maliciosa antecipação. A ambivalente dualidade do gato é dramatizada nas suas erráticas mudanças de humor, saltos abruptos do torpor à mania, com os quais contém nossa presunção: “Não chegue mais perto. Nunca se sabe”.
* ctônico: relativo a ctonos a deusa terra. 
Curiosidades

*Em proporção ao corpo, os gatos são os mamíferos que possuem os maiores olhos.
*Gatos de olhos azuis e pelagem branca, são geralmente surdos.
*O gato possui aproximadamente 60 a 80 milhões de células olfatórias. O homem possui entre 5 a 20 milhões.
*O gato possui um total de 24 bigodes, agrupados de 4 em 4. Seus bigodes são usados para medir distâncias.
*Os gatos andam na ponta dos dedos.
*Gatos respondem mais facilmente a nomes terminados com som "i".
*O gato treme quando sente muita dor.
*Os gatos são muito limpos e passam cerca de 30% de sua vida se limpando.
*O gato sempre cai de pé, desde que o tempo de queda seja suficiente, para que ele gire seu corpo e se defenda da queda, amortecendo o impacto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário