19/09/2009

Stonehenge

como foi construida?

Obra dos primitivos povos britânicos, Stonehenge é um exemplo clássico das civilizações megalíticas. Cientistas afirmam que Stonehenge foi construído entre os anos 2800 e 1100 a . C., em três fases separadas: 1ª Fase : (Morro Circular), que conhecemos como o círculo externo de Stonehenge e dos três círculos de buracos, cinqüenta e seis ao todo, que cercam o monumento. As quatro "pedras de estação" que se supõe terem sido utilizadas como um Observatório Astronômico, o objetivo aparente seria observar o nascer e o por do Sol e da Lua, visando elaborar um calendário de estações do ano. 2ª Fase : que iniciou em 2100 a . C., houve a construção do duplo círculo de pedras, em posição vertical no centro do monumento, bem como da larga avenida que leva a Stonehenge e da margem externa das planícies cobertas de grama que o rodeiam.
   Na Terceira e última fase, o duplo círculo de pedras foi separado e reconstruído, sendo erguidos muitos dos trílitos.



                                                    
   Ao meditar sobre os mistérios de Stonehenge, vale lembrar que, naquela época, diferentes tribos e autoridades contribuíram para a construção de Stonehenge. Cada um pode ter tido objetivos diferentes para construir o monumento.

   Já foram escritos milhares de livros sobre Stonehenge, que não deixa de ser uma maravilha do Mundo Antigo e recente também. Dando-nos as hipóteses de mistérios, lendas e mitos ricos em especulações paranormais.
      A maior parte dos historiadores que estudaram Stonehenge afirma que o mesmo era usado como uma calculadora de pedra, um verdadeiro computador megalítico com o objetivo de prever o nascimento do Sol e da Lua no solstício e no equinócio. Contudo, existem historiadores que não aceitam os argumentos e dados associados e apresentam outras explicações para a construção desse monumento. 

   Muitos já chegaram a pensar que extraterrestres ajudaram a erguer as enormes pedras.
   Mas para a salvação dos que não sonham, o engenheiro Mark Whitby, e o arqueólogo Julian Richards, organizaram um expedição ,perto da stonehenge, um grupo de 150 pessoas, entre eles, bombeiros, soldados e estudantes, decidiram refazer o monumento. As gigantes pedras de arenito são provenientes de 40 quilômetros dali, na expedição elas foram arrastadas por trilhos de madeiras, besuntados em sebo, com 150 m de corda, ao chegarem no lugar descobriram que não poderiam levantar as pedras. Esta ai a parte mais importante.

    Whitby, desenvolveu uma rampa de madeira, e fez um buraco na terra onde a pedra deveria encaixar, posicionando esta rampa perto do buraco, com cordas, uma pedra foi arrastada sombre a rampa, ate que uma parte ficasse para fora, e um contra peso fosse colocado em cima, e enfin, e a pedra cairia sobre o buraco, fixando-se perfeitamente. o mesmo processo, com uma rampa maior, foi feito para posicionar a pedra de cima.



Whitby acredita que em 20 anos conseguiria reconstruir as stonehenge com um grupo nao muito maior do que 150 pessoas. É uma boa teoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário