Sacsayhuaman é uma das construções mais impressionantes do mundo inca para os turistas. Seu nome Quechua significa " falcão satisfeito" era o falcão que protegia a capital do império, já que era possivel negligenciar Cusco do monte em que ele foi erguido. E como é conhecido, Cusco foi desenhado com a forma de um puma deitado.
Com suas paredes externas chegando a ultrapassar 9 metros de altura, e 350 toneladas. Essa enorme fortaleza com pedras precisamente encaixadas revelam a exuberância e a beleza do império da época. é a maior obra arquitetônica de Tahuantinsuyo.
Sacsayhuamán é uma fortaleza ladeada por duas pistas, mas o que intriga de fato é que na época em que foi construída não estavam metidos a grandes ameaças; a harmonia entre a paisagem estonteante e a construção alimenta os olhos e dá-nos a impressão real de estarmos num gigantesco estandarte de paz.
Estudiosos sugerem que a construção pode ter sido um templo dedicado ao culto do sol, por isso, a preocupação com a natureza tão presente.
As enormes e paredes surpreenderam até os espanhóis que ao deparar-se com essa construção colossal chamou-o de "fortaleza" o que é bem diferente da concepção e determinação do povo inca, de seus costumes e crenças.
Sacsayhuamán ou Sacsaywaman é uma palavra quéchua composta que deriva da Saqsay: estar satisfeitos ou saciados e waman; Falcão segundo alguns pesquisadores que significa "Get Falcão Satisfeito" . O falcão é uma ave de rapina que era abunda naquela área. e foi entidade protetora do primeiro inca. Manco Capac. Outros afirmam que o monumento é realmente chamado Saqsawaman o que significa mármore falcão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário