01/11/2010

As aparições de Aslam

Os amantes de Nárnia saberão exatamente o que descreverei aqui. Quando estamos lá no cinema, sentados, petrificados pela sensação de estarmos finalmente frente ao filme do ano; mais uma aventura narniana bem a nossa frente. Os olhos cheios de alegria ao presenciar-se com um dos melhores momentos cinematográficos... A aparição de Aslam. Quando esse leão aparece em cena (não sei acontece só comigo) mas é um momento de puro êxtase, na verdade, parece mesmo que ele é de fato real, sua bondade, seu olhar, sua voz. tudo contribui pra esse personagem complexo que rouba a cena mesmo não aparecendo o tempo todo.

 Aslam, o único personagem a participar dos sete livros, possui características sobrenaturais – é um ser divino. Aparece sempre nos momentos mais dramáticos para ajudar as crianças e os narnianos. Em O Sobrinho do Mago é ele quem cria Nárnia e suas criaturas, também é quem a destrói, em A Última Batalha, e leva todos para o País de Aslam.
Em A Viagem do Peregrino da Alvorada sua intervenção não é diferente. A novidade da história é que agora ele também tem a capacidade de aparecer em diferentes formas; vejamos os momentos de sua aparição:
Cura de Eustáquio. Na última noite da missão do Peregrino da Alvorada na Ilha do Dragão, Aslam apareceu para o dragão Eustáquio pedindo que se banhasse em uma nascente, mas que tirasse as roupas antes. O dragão obedeceu, tirando as escamas. Aslam o ajudou com as garras a tirar toda a pele, de forma que Eustáquio voltou a ser um garoto.
Quebra do encanto da Ilha da Água da Morte. Caspian e Edmundo começaram uma discussão sobre o destino da Ilha das Águas de Ouro, movidos pela magia que provocava a ganância em quem pisava na ilha. Aslam apareceu rapidamente em cima de um monte e eles voltaram a si.
Feitiço para tornar visíveis as coisas ocultas. Apareceu para Lúcia por meio do encantamento proferido do livro de Coriakin. Chamou a atenção dela por usar da magia para espionar as amigas e depois lhe apresentou o velho responsável pelos Tontópodes.
O Albatroz da Ilha Negra. Os tripulantes estavam desesperados para sair da névoa negra da região da ilha que era amaldiçoada com a realização de todos os sonhos. Aslam lhes apareceu na figura de um albatroz e os guiou para longe do local.
Para chamar a atenção de Caspian. O rei queria muito seguir para o País de Aslam, mas teria de abdicar da coroa. Nervoso, vai para o seu camarote. Aslam aparece e lhe chama à responsabilidade que tinha em seu reino.
O cordeiro. Em sua última aparição, um cordeiro encontra-se com Lúcia, Edmundo e Eustáquio depois de terem se despedido de Ripchip, que foi para o País de Aslam. Ele os convida a almoçar e no diálogo se mostra como o Grande Leão, depois abre uma fenda na parede para que as crianças voltem ao seu mundo.
E que venha Dezembro...